Crédito: https://minhabiblioteca.com.br/tendencia-na-educacao-como-aplicar-o-ensino-hibrido/

Afinal de contas, o que é isso???

 

Estamos vivenciando um momento atípico e nunca antes visto: a Pandemia do COVID-19. Muitas coisas mudaram, e a educação não podia ficar de fora! Nesse sentido, em caráter excepcional e enquanto durar a pandemia, as escolas tiveram que se adaptar para que as aulas possam voltar, mesmo que parcialmente, e sempre com a segurança em primeiro lugar.

Segundo o livro: Ensino Híbrido – personalização e tecnologia na educação, de Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Melo Trevisani (Penso Editora, 2019):

“Híbrido significa misturado, mesclado, blended. A educação sempre foi misturada, híbrida, sempre combinou vários espaços, tempos, atividades, metodologias, públicos. Esse processo, agora, com a mobilidade e a conectividade, é muito mais perceptível, amplo e profundo: é um ecossistema mais aberto e criativo. Podemos ensinar e aprender de inúmeras formas, em todos os momentos, em múltiplos espaços. Híbrido é um conceito rico, apropriado e complicado. Tudo pode ser misturado, combinado, e podemos, com os mesmos ingredientes, preparar diversos “pratos”, com sabores muito diferentes.”

E diante desse novo cenário, nossa escola também precisou se adaptar e para tanto, começamos 2021 com o ensino híbrido, ou seja, parte das aulas acontecerão de forma habitual (na escola) em laboratórios, como de costume, e com todos os devidos cuidados com o intuito de preservar todos os envolvidos, e parte da aulas acontecerão de forma remota, como acontecido em 2020 (neste ano, as aulas aconteceram 100% de forma remota), com o uso da tecnologia da informação, por meio da plataforma Microsoft Teams – parceria entre a Microsoft e o Centro Paula Souza.

 

Sabemos da atual dificuldade em que vivemos, mas estamos juntos nessa caminhada. Para facilitar o acesso, é importante que conheça o ambiente MS Teams, que utilizaremos ao longo do semestre letivo, paralelamente às atividades presencias que serão disponibilizadas de acordo com a necessidade de cada curso, e informadas paulatinamente pela escola e pelas equipes de coordenação de curso.

Veja a seguir nossos tutorias sobre o uso da ferramenta:

E se tiver alguma dúvida, basta procurar seu coordenador!

Seja bem-vindo ao futuro da educação.

Para saber mais, acesse: https://www.cps.sp.gov.br/duvidas-aulas-online/